CDU Alenquer

quinta-feira, julho 13, 2006

Câmara de Alenquer reivindica colocação de médico em Santana da Carnota

Alenquer, 11 Jul (Lusa) - A câmara de Alenquer reivindica a colocação de um médico na extensão de Santana da Carnota, que serve 1745 pessoas, numa moção aprovada por unanimidade.

Segundo o vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Alenquer, José Manuel Catarino (CDU), o único médico que servia a população daquela freguesia rural reformou-se há um mês e meio sem que tenha sido substituído.

O autarca considera que a solução de encaminhar os utentes para o Centro de Saúde de Alenquer, onde 2000 pessoas não têm médico de família, "apenas agrava o problema".
"A extensão de Santana da Carnota está aberta com um enfermeiro e um funcionário administrativo, o que não faz qualquer sentido", criticou.


O vereador sublinhou que a extensão serve cerca de 400 pessoas com mais de 60 anos "com dificuldades de deslocação agravadas pelo facto de em certas localidades da freguesia não haver transportes públicos".

No concelho de Alenquer, 6619 pessoas não têm médico de família, 2000 das quais em Alenquer, 3377 utentes da extensão de saúde do Carregado, 642 da Merceana e 600 de Abrigada.

A moção aprovada pelo PS, CDU e coligação "Pela Nossa Terra" (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) será enviada ao ministro da Saúde, Correia de Campos.

ACL.

Fonte: Lusa

1 Comments:

  • pois é nesta caso vou agravar a situação, pois passei a morar na freguesia de santana da carnota. Estou a precisar de uma consulta e não sei como vai ser e onde tenho que me deslocar..... complicado parece mesmo as terras do interior de Portugal ...tão proximo de Lisboa e precisamo de nos deslocar para Alenquer.
    Vou deixar aqui uma sugestão, que não vai servir de nada...mas aqui fica ela
    Uma vez que não existem médicos de familia nos postos médicos de Portugal,deveria ser possível, sermos consultados, no posto médico mais próximo da zona onde moramos, no meu caso seria: Arruda dos Vinhos ou Sobral de Monte Agraço.
    Perde-se tantas horas para ir a uma consulta, e é tanto o tempo de espera, stress, que ainda ficamos pior.
    Acho que vou deixar andar, quando não puder mais, vou ao Hospital a uma urgncia. e aí terão mesmo que me atender...
    A minha experiencia com médicos também não é a melhor, se tivermos que morrer morremos.,
    Depois andamos a bater com a cabeça nas paredes e a automedicarmo-nos

    Isto é que está uma crise he....

    By Blogger Unknown, at 5:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home