CDU Alenquer

sexta-feira, julho 07, 2006

Moção: Os impactos para o nosso Concelho da eventual construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa na Ota

Moção apresentada pela CDU na última Assembleia Municipal de Alenquer (29 de Junho)

Os impactos para o nosso Concelho da eventual construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa na Ota

Os munícipes de Alenquer, visitantes da Feira da Ascensão foram brindados com uma exposição sobre o novo Aeroporto Internacional de Lisboa promovida pela NAER a convite da Câmara Municipal de Alenquer que se revelou, na senda da publicação da NAER distribuída aos membros desta Assembleia Municipal, um mero e demagógico exercício de propaganda sobre a construção do novo aeroporto.

Com o apresentar desta exposição fica provado que a NAER ao apresentar as vantagens para o Concelho de Alenquer da construção deste empreendimento, o fez de má fé, ridicularizando e reduzindo os munícipes de Alenquer a crianças de cinco anos que não conseguem distinguir entre o que é a realidade e a fantasia.

Acenar com a criação de milhares de empregos directos e outros milhares indirectos, como se todos os operadores do novo Aeroporto recrutassem todos os seus empregados e nenhum dos que já lá trabalham continuasse é pura demagogia e propaganda barata para incautos.

É por demais evidente que os munícipes de Alenquer tem razões para desconfiar desta operação de propaganda que só consegue ver consequências positivas na implantação do novo aeroporto na Ota.

Infelizmente a Câmara Municipal perdeu uma magnifica oportunidade de se demarcar desta operação de propaganda e de mostrar alguma isenção nesta matéria, ao não dar seguimento a uma proposta que lhe foi feita por membros desta Assembleia que era de, no mesmo espaço, dar corpo ao contraditório e patrocinar uma outra exposição que explicitasse os aspectos negativos para as nossas populações, já estudados e publicados, decorrentes dessa eventual localização e construção.

Nestes termos, os eleitos na Assembleia Municipal de Alenquer deliberam:

Criticar a Câmara Municipal de Alenquer pela sua posição acrítica de apoio à construção do Aeroporto, sem acautelar os impactos negativos que essa obra terá para a maioria dos habitantes do Concelho.

Exigir do governo que promova os estudos dos impactos e dos danos irreversíveis que uma tal obra terá no nosso concelho, em matéria ambiental, económico e social.
Exigir a actualização dos estudos realizados nomeadamente os que referem que os munícipes afectados serão os dois milhares residentes na zona sul do Concelho.

Propor que no âmbito da Comissão Municipal de Acompanhamento do Aeroporto, sejam criadas as condições para promover a curto prazo um grande debate aberto e plural, com convite a técnicos e especialistas de opiniões diferentes, sobre os impactos para a vida do nosso Concelho da concretização deste equipamento.

Alenquer, 29 de Junho de 2006


OS ELEITOS DA CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALENQUER

Esta moção foi rejeitada com os votos contra do PS. Mas contou com os votos favoráveis da CDU, coligação Pela Nossa Terra, dois membros do PS abstiveram-se e outro saiu da sala.