CDU Alenquer

terça-feira, julho 04, 2006

Movimento de cidadãos promete lutar por melhores condições de saúde

Alenquer, 30 Jun (Lusa) - A Câmara de Alenquer apresentou dia 30 de Junho o movimento de cidadãos pela defesa do serviço público de saúde, o qual reúne comissões locais de utentes que prometem reivindicar pela melhoria das condições do sistema de saúde do concelho.

O movimento denominado "Coordenadora de Utentes de Saúde do Concelho de Alenquer", surgiu na sequência de um levantamento efectuado pelo pelouro da Saúde da câmara que concluiu que as extensões do centro de saúde de Alenquer "têm péssimas condições de acessibilidade e 6.500 utentes não têm médico de família".

Segundo os dados recolhidos pela câmara, estes 6.500 correspondem a 16 por cento dos inscritos.

Após levantamento camarário (efectuado há cerca de dois meses) foram criadas comissões locais de utentes em Abrigada, Olhalvo, Merceana e Santana da Carnota as quais promoveram a realização de abaixo-assinados totalizando já 3800 assinaturas.

Concretamente, a coordenadora de utentes anunciou hoje que vai reivindicar junto da Administração Regional de Saúde de Lisboa obras de adaptação para a extensão do Centro de Saúde do Olhalvo, o início das obras das novas instalações da extensão da Abrigada e a manutenção do posto de saúde da Merceana.

Os utentes reclamam ainda a colocação de mais médicos nas extensões de Santana da Carnota, Abrigada e Carregado.

"Estamos dispostos a lutar até ao limite por melhores condições de saúde", afirmou Jacinto Agostinho, presidente da Junta de Freguesia de Olhalvo que integra o movimento.

No caso da extensão desta freguesia, o acesso faz- se por escadas íngremes tendo o médico que atender a população mais envelhecida no carro por dificuldades dos utentes em subir até ao primeiro andar.

O vereador com o pelouro da Saúde, José Catarino (CDU), e principal dinamizador do movimento disse que "um dos objectivos é a intervenção da população na defesa de melhores condições de saúde".

Nesse sentido, o vereador elogiou a acção das comissões de utentes afirmando que se trata de "um trabalho muito importante por envolver todos na defesa do Sistema Nacional de Saúde e na melhoria das suas condições".

Após a apresentação pública do movimento, o executivo da Câmara Municipal de Alenquer encontra-se reunido numa sessão extraordinária para debater os problemas da prestação de cuidados de saúde no concelho.