CDU Alenquer

sexta-feira, julho 07, 2006

Moção: Pela permanência da OPEL e dos postos de trabalho

Moção apresentada pela CDU na última Assembleia Municipal de Alenquer (29 de Junho)

Pela permanência da OPEL e dos postos de trabalho

Apesar de serem públicas as manifestações de apreensão de várias Autarquias Locais e insistentes propostas das Estruturas Representativas dos Trabalhadores quer portuguesas quer estrangeiras, permanece o cenário de incerteza sobre o futuro da unidade de produção da Opel da Azambuja, mantendo-se em aberto o encerramento da produção.

Evocando custos de produção, a direcção internacional da Opel tem assim insistido na possibilidade do encerramento da produção, ignorando os compromissos que assumiu com o Estado Português, no âmbito dos contratos de apoio ao investimento e dos acordos sociais celebrados com os trabalhadores.

Com reconhecida importância económica e social para o País e para toda a região, a Opel da Azambuja é uma unidade de valor acrescentado. A confirmarem-se as piores expectativas seriam colocadas em causa actividades económicas que a montante e a jusante dependem directa ou indirectamente desta empresa. É, por isso, uma empresa de importância social, que conquistou o reconhecimento no plano da produtividade no conjunto das unidades do grupo.

Com base nestas razões, a Assembleia Municipal de Alenquer, reunida em sessão ordinária no dia 29 de Junho de 2006, nos Paços do Concelho delibera:

1. Manifestar o seu apoio aos trabalhadores e às respectivas estruturas representativas pela defesa da Opel da Azambuja e pela manutenção dos postos de trabalho;

2. Solicitar à direcção da empresa Opel o ponto de situação relativamente à situação de evolução da produção na Azambuja;

3. Solicitar a suas Excelências o Ministro da Economia e o Ministro do Trabalho e da Segurança Social que divulguem as decisões e medidas tomadas para a manutenção desta empresa em Azambuja.

Esta moção deverá ser enviada para conhecimento ao Primeiro-Ministro, Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Ministro da Economia e da Inovação, Grupos Parlamentares da Assembleia da República e comissão de trabalhadores e estruturas representativas dos trabalhadores da Opel de Azambuja.

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Alenquer

A moção foi aprovada por unanimidade