CDU Alenquer

terça-feira, junho 07, 2005

Assuntos levantados pelo vereador da CDU na reunião de Câmara de 1 de Junho

ESTRADAS DAS PEDREIRAS
a) Estrada da pedreira da Santa para a Carapinha.
Esta estrada é uma das principais causas do pó que está a causar vários problemas em Cheganças e Camarnal. É urgente que esta estrada seja alcatroada o mais rapidamente possível.

b) Estrada da pedreira da Atouguia
Há permissão para esta estrada ser alcatroada, mas até ao momento ainda não foi alcatroada. Para minimizar o levantamento do pó está a ser molhada todos os dias com água do rio retirada junto à ponte do Quimbrão. Este facto está a causar problemas de falta de água abaixo da ponte, situação que é grave face ao ano de seca que se está a atravessar pois a fauna necessita de água.

ROTUNDA DA ESCOLA EM ABRIGADA
Após a implantação da rotunda, a calçada do café/restaurante existente no local ficou muito mais baixa. É necessário que a calçada seja subida para o nível da rotunda.
Em relação às passadeiras para peões, também não existem, assim como nas Marés.

FONTANÁRIOS E POÇOS PÚBLICOS
É de conhecimento geral que a água doce e potável no mundo é muito pouca. 97,5% da água existente é salgada e a doce é 2,493%. Em condições de se consumir existe apenas 0,007%, e tendo ainda em atenção que estamos num ano de seca, o Vereador da CDU propôs que se fizesse um levantamento de todos os fontanários públicos existentes para se proceder à sua limpeza.

ESPELHO DE TRÂNSITO EM OLHALVO
O Vereador informou que dentro de Olhalvo, no cruzamento da estrada que vem das Sorraipas, existem dois espelhos que estão a confundir as pessoas, podendo ser causa de acidente.



ESGOTOS EM PEREIRO DE PALHACANA E BONVIZINHO
O vereador questionou porque razão, tendo sido os esgotos feitos na mesma altura, só o de Pereiro foi alcatroado.

FACTURA DA ÁGUA
José Manuel Catarino perguntou porque é que a factura da água tem incluído a taxa dos lixos sólidos, que nada tem a ver com a empresa de água e saneamento.
Referiu também que existem munícipes que estão a pagar esgotos sem estarem ligados.

REFERENDO AO TRATADO EUROPEU
O Vereador da CDU expressou a sua satisfação ao NÃO Francês e o previsível NÃO dos Holandeses, pois a construção da União Europeia não pode ser feita à custa dos direitos sociais dos trabalhadores e da população em geral.
Foi mais uma vez salientado pelo vereador da CDU a sua total oposição à intenção de se realizar o referendo europeu no mesmo dia das eleições autárquicas.

MEDIDAS DO GOVERNO PARA COMBATE AO DÉFICE
É com indignação que os Portugueses estão a ver as suas condições de vida a piorar em nome do equilibro das finanças, e por outro lado estarem a ser nomeados gestores para empresas publicas, com salários astronómicos e outros que, com meia dúzia de meses em funções, vão receber indemnizações de mais de meio milhão de euros.

O vereador da CDU
José Manuel Fazendeiro Catarino