CDU Alenquer

sexta-feira, maio 27, 2005

Do vereador da CDU para os Alenquerenses

Quero levantar três questões que actualmente entendo ser de grande importância:

- O AEROPORTO E O SEU FUTURO
- SEMENTES TRANSGÉNICAS (OGMS)
- A SEDE DA AERLIS (ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL)

O AEROPORTO
A permanente indefinição do aeroporto tem trazido ao concelho de Alenquer graves e incalculáveis prejuízos.
Hoje, todos nos interrogamos se valeu a pena Ota ter sido escolhida como local para o aeroporto internacional de Lisboa. Fácil é de concluir que não, pois benefícios visíveis não se vêem e os prejuízos são elevados.
Para baralhar ainda mais as coisas, (e só depois de termos os prejuízos que todos sabemos) foi constituída uma comissão de apoio ao aeroporto em Alverca, que tem o apoio dos mais destacados membros do partido socialista no concelho de Vila Franca de Xira, o que demonstra que o partido que governa Portugal ainda não sabe o que fazer em relação ao aeroporto.
O Vereador da CDU reafirma mais uma vez que as coisas assim não podem continuar, sobre pena de Alenquer continuar a ter graves e incalculáveis prejuízos.
Já é tempo de se decidirem! Alenquer não pode esperar mais!

SEMENTES TRANSGÉNICAS EM ALENQUER (OGMS)
A Europa incluindo Portugal está no presente momento a travar uma interessante discussão sobre as sementes geneticamente transformadas.
O direito às sementes e a semear é um bem da humanidade à mais de 12 mil anos. A introdução de sementes geneticamente transformadas na nossa agricultura pode levar a que esse direito se perca para toda a sociedade. Este facto seria uma perda incalculável para toda a humanidade.
O Vereador da CDU, preocupado com este tema, desencadeou uma discussão na reunião de câmara.
Sobre proposta do vereador ficou marcada uma reunião para discutir o tema para o próximo dia 24 de Junho ás 18.00 horas.

PÓLO DA AERLIS EM ALENQUER
Face ao abandono em que se tem encontrado o pólo da AERLIS (Associação Empresarial da região de Lisboa) e face ao incumprimento do protocolo, por parte da associação, que a câmara assinou com esta entidade, e tendo ainda em atenção que a população do concelho de Alenquer tem investido nesta obra mais de 400 mil euros, o vereador da CDU propôs que a câmara tomasse posse do edifício e que o atribuísse a uma entidade de interesse público municipal.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
O Vereador da CDU reafirma mais uma vez que nunca irá aceitar que o dinheiro da população de Alenquer (grande parte com reformas e salários muito baixos) seja utilizado como um negócio especulativo.
Os protocolos assinados entre entidades responsáveis são para cumprir e este não pode fugir a esta regra, ou então somos irresponsáveis.


O VEREADOR DA CDU
JOSÉ MANUEL CATARINO