CDU Alenquer

terça-feira, abril 12, 2005

Notícia da Lusa

Alenquer: Câmara quer reaver pólo do Carregado da Associação Empresarial Lisboa

Alenquer, 11 Abr (Lusa) - O pólo do Carregado da Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), construído para dar apoio a empresas, mas que nunca funcionou, deverá voltar a ser propriedade da Câmara de Alenquer, que ali quer instalar associações locais.

Em 2002, a Câmara de Alenquer cedeu o terreno para a construção do pólo e comparticipou na construção do edifício, tendo a associação empresarial assegurado que a autarquia tinha o direito à utilização de duas salas.

De acordo com o protocolo assinado entre as duas partes em Outubro de 2002, o imóvel reverteria para o município, sem direito a qualquer indemnização, caso se verificasse "o abandono ou não utilização da parcela de terreno referido e a falta de manutenção das boas condições de conservação e limpeza, salubridade e segurança do edifício".

Na última reunião da Câmara de Alenquer, o executivo aprovou por unanimidade uma proposta do vereador da CDU e candidato à Câmara, José Manuel Catarino, para que o pólo da AERLIS do Carregado, que se encontra ao abandono, seja entregue ao município.

"A AERLIS não está a cumprir o protocolo que assinou com a autarquia, uma vez que tem o edifício totalmente ao abandono e em grande estado de degradação, tendo até colocado tijolos e cimento nas portas para impedir que continue a ser vandalizado", disse hoje à Lusa José Manuel Catarino.

"Nesta situação, o protocolo afirma que o imóvel reverte para a Câmara e sem qualquer direito a indemnização", frisou.

O vereador da CDU propôs por isso que o espaço seja agora atribuído a entidades de interesse municipal e que necessitam de uma nova sede, como a Rádio Voz de Alenquer, a Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente do Concelho de Alenquer (Alambi), o núcleo da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer (ACICA) do Carregado, ou para a instalação do posto da GNR.

A Lusa contactou hoje a AERLIS, mas ninguém da direcção estava disponível para prestar esclarecimentos sobre o pólo do Carregado.

Há um ano, e na sequência de uma denúncia da CDU de Alenquer acerca do mau estado de conservação do edifício, a associação informou que existia um contencioso com o construtor, que não chegou a concluir a obra.

A AERLIS tem sede no concelho de Oeiras e possui pólos técnicos em Torres Vedras, Sintra e Loures para apoio aos 600 associados.
A associação dá formação profissional e apoia as empresas ao nível da gestão.

ZO.
Lusa/Fim