CDU Alenquer

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Declaração na noite das eleições legislativas 2005

A CDU sublinha a importância e o significado da derrota dos partidos da direita nestas eleições.
Inscrito desde a primeira hora como objectivo primeiro da CDU, a sua concretização confirma a justeza da luta contra a política dos últimos governos e da exigência da convocação de eleições antecipadas como primeiro passo para pôr termo à obra de destruição dos Governos do PSD e CDS/PP.

Este facto e sobretudo a sua expressão — um dos resultados mais baixos de sempre do PSD, uma quebra de votação do CDS/PP e uma perda de cerca de 12 pontos percentuais dos dois partidos no seu conjunto — confirmam o profundo descontentamento e erosão de apoio social que a política dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes nos últimos três anos geraram em largos sectores da população portuguesa.

Independentemente das soluções e opções políticas que a vida política nacional reserve na sequência destas eleições a CDU saúda todos os trabalhadores e trabalhadoras, todos os portugueses e portuguesas que com a sua luta contribuíram para combater a política desastrosa e injusta do PSD e do CDS e criaram as condições para o isolamento, enfraquecimento e derrota dos governos da direita.

O resultado obtido pela CDU — traduzido numa evolução positiva do número de votos e da sua expressão eleitoral — não pode deixar de ser registado como um importante elemento a valorizar. É de sublinhar o facto da CDU ter passado a ser a terceira força política e ter visto a sua representação parlamentar reforçada com mais um deputado em Lisboa, um segundo deputado pelo Porto e a eleição de um deputado por Braga.

Invertendo a tendência de quebra eleitoral registada nas últimas eleições, contrariando assim a ideia de um declínio irreversível que alguns então precipitadamente pressagiaram, o resultado da CDU, seguramente aquém daquele que asseguraria uma mais sólida contribuição para uma mudança a sério na vida política nacional, constitui por si um elemento reforçado de afirmação do seu papel e intervenção futuras.

A todos e a cada um dos portugueses e portuguesas que confiaram o seu voto à CDU queremos assegurar que agora, como no passado , saberemos honrar e respeitar os nossos compromissos e garantir uma intervenção na Assembleia da Republica e fora dela em defesa dos seus interesses, direitos e aspirações.

A mais que certa maioria absoluta obtida pelo PS, resultante sobretudo da capitalização do vasto descontentamento com os governos do PSD e beneficiando da dinâmica induzida pela falsa ideia dos candidatos a primeiro-ministro, constitui um elemento menos positivo e menos tranquilizador quanto à concretização da necessária mudança que a situação do país exigia.

Sendo certo que muitos milhares de eleitores optaram por dar o seu voto ao PS não tanto com a convicção de que isso corresponderia à decisão mais segura para uma mudança a sério, mas sim pela vontade de afastar o PSD e o CDS/PP do governo, o resultado final obtido, como insistentemente a CDU sublinhou, está longe de garantir a viragem política a que muitos aspiravam.

Sendo necessário esperar pelo programa do governo e pelas soluções de governo que o PS venha a apresentar, o facto de se encontrar de mãos livres e sem necessidade da procura de convergências e acordos à sua esquerda é em si um sinal inquietante quanto às opções e orientações essenciais que possa vir a adoptar.

A CDU saúda os milhares de activistas e militantes do PCP do PEV da ID e independentes que com a sua generosa dedicação, com a sua intervenção insubstituível contribuíram para levar a todo o país uma palavra de confiança na possibilidade de um novo rumo para a vida política nacional.

A campanha de esclarecimento e de mobilização de vontades que semana após semana a CDU desenvolveu constitui já, para além dos resultados obtidos, um inestimável ganho para a afirmação de uma força identificada com os interesses dos trabalhadores e da população, sentindo e vivendo as suas preocupações, partilhando os seus sonhos a uma vida melhor e digna.
Na vida que continua para além deste 20 de Fevereiro os resultados obtidos pela CDU, e sobretudo a corrente de apoio às nossas propostas e intervenção, são um sólido elemento de confiança e de ânimo para o trabalho e para a luta pela conquista de uma nova política, pela defesa dos interesses dos trabalhadores e por um Portugal mais justo e soberano.

Jerónimo de Sousa