CDU Alenquer

segunda-feira, março 28, 2005

Assuntos levantados pelo vereador da CDU na reunião de Câmara de 23 de Março

Image hosted by Photobucket.com

1.º - Candidaturas da CDU às eleições autárquicas 2005
O vereador informou que o candidato à Câmara é o actual vereador José Manuel F. Catarino e à Assembleia Municipal é Carlos Areal, actual membro do mesmo órgão.

2.º - Aeroporto
O Vereador solicitou ao Presidente da Câmara informações sobre a situação actual do aeroporto face ao programa do novo Governo.

3.º - Protocolo com a associação de caçadores da Freguesia de Abrigada
Tendo a Associação de Caçadores um protocolo com a Câmara sobre a colocação de um serviço de incêndio na carrinha da Associação, e tendo havido eleições para novos corpos gerentes, o vereador da CDU questionou se o protocolo se mantinha nas condições nele transcritas.

4.º - Parque de estacionamento para pesados no carregado
Foi solicitado uma cópia do protocolo existente entre a Câmara e a proprietária do terreno. O vereador da CDU questionou também quando é que ia ser enviado o protocolo aos membros da Assembleia Municipal.

5.º Subsidio de refeição durante as férias
Tendo já sido reconhecido como sendo ilegal o recebimento de subsídio de refeição durante o período de férias, pelo presidente e vereadores a tempo inteiro, o vereador da CDU questionou se o dinheiro recebido indevidamente já tinha sido devolvido ao erário púbico.

6.º Protecção exterior na escola P3 no carregado
Sendo reconhecido que a protecção não é segura, pois facilmente os alunos podem sair para a rua, para quando uma protecção em condições!

O vereador da CDU
José Manuel Fazendeiro Catarino

quinta-feira, março 24, 2005

Encontro de autarcas e apoiantes da CDU dos Concelhos do Norte e Oeste...

...com intervenções do candidato da CDU à Câmara Municipal de Alenquer, José Manuel Catarino, e do cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal, Carlos Areal.

Dia 2 de Abril (Sábado) 14.30 – 18.30 horas
Auditório da Câmara Municipal do Cadaval

Carlos Areal é o cabeça de lista da CDU para a Assembleia Municipal

QUEM É CARLOS MANUEL MELO GOMES AREAL?

50 Anos de idade, casado, morador no Carregado.

Empregado Bancário.

Formação especifica em Formação de Formadores e em Desenvolvimento de Associações Mutualistas.

Membro do PCP desde 1974

Coordenador da Comissão de Trabalhadores do Montepio Geral.

Fez parte da primeira Associação de Pais da Escola Básica Integrada do Carregado.

Faz parte do grupo dinamizador da Associação de Moradores das Urbanizações Barrada e Sol Carregado.

Foi o primeiro candidato na lista apresentada pela CDU para a Assembleia de Freguesia do Carregado nos dois últimos mandatos.

É membro da Assembleia de Freguesia do Carregado e da Assembleia Municipal de Alenquer.

DISCURSO DE CARLOS AREAL NA SUA APRESENTAÇÃO COMO CABEÇA DE LISTA À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALENQUER

Caros Camaradas

Caros Amigos


Comemoramos hoje e aqui em Alenquer 84 anos de existência do Partido Comunista Português.

No meu caso, sou membro do Partido porque entendo que este grande colectivo de homens, mulheres, idosos e jovens que integra no seu seio analfabetos e alguns dos maiores intelectuais que existem no nosso país, cultiva e defende a intervenção cívica e a cidadania.

Assim ninguém estranha que nas empresas, na primeira linha da defesa dos trabalhadores, estejam os comunistas, assumindo o papel de contribuir para a dignificação de quem trabalha, utilizando todas as oportunidades para tentar melhorar a vida daqueles que só vivem do produto do seu trabalho.

Também é natural que no chamado poder local, nas juntas e assembleias de freguesia, nas câmaras e assembleias locais, os comunistas estejam na primeira linha na defesa das populações, empenhados em conseguir a pequena obra e a grande obra que possa contribuir para o bem-estar dos seus vizinhos, dos seus fregueses dos munícipes.

É por uma razão de cidadania que aceitei ser o 1.º candidato à Assembleia Municipal de Alenquer pela CDU, coligação que como todos sabeis é formada pelo PCP, pelo partido “Os Verdes”, pela Intervenção Democrática, e também por milhares de homens e mulheres sem partido que na nossa companhia aceitam em cada novo mandato a tarefa de intervir em nome dos que não têm voz, dos mais desprotegidos na melhoria das condições de vida, lutando pelo centro de saúde ou por melhor policiamento, pelo esgoto que falta, ou por um centro de dia para a terceira idade.

Com outros camaradas e amigos integrei o conjunto de membros da CDU na Assembleia Municipal.

Ao longo deste mandato assisti a muita coisa nas sessões daquela Assembleia. Em primeiro lugar, a apresentações mal preparadas por parte da Câmara que numa atitude de franca desvalorização dos eleitos pela força maioritária, os desconsidera considerando que eles têm obrigação de votar tudo o que lhes é proposto pela Câmara e rejeitar tudo o que lhes é sugerido pela oposição.

Assistimos ao ridículo de alguns presidentes de Junta eleitos pelo PS, e como todos sabem são membros por inerência da Assembleia Municipal, votarem contra propostas nossas que pretendiam sabem o quê?

- Discutir a forma como é elaborado o orçamento municipal, e propondo outras formas de atribuir mais verbas às suas próprias freguesias.

É este o estado de coisas que queremos alterar.

Desenganem-se aqueles que pensam que perdemos o animo ou a força de lutar pelo que é justo e pelo interesse das populações.

Desenganem-se aqueles que pensam que por não termos ao nosso lado, os promotores imobiliários, os urbanizadores, os empreiteiros de obras públicas, pensam que a nossa voz não chegará onde é preciso.

Alenquer precisa de gente que ponha em primeiro lugar, na agenda politica, os interesses e os anseios das populações.

Alenquer precisa de gente que promova um contrato de descentralização com as Juntas de Freguesia, descentralizando competências e verbas.

Alenquer precisa de gente que aposte na valorização da educação dos seus munícipes e na sua formação ao longo da vida.

Alenquer precisa de gente que preserve o património e que faça a síntese necessária entre a cultura popular e a cultura erudita, entre o rancho folclórico e a orquestra sinfónica, porque ambas são cultura.

Alenquer precisa de gente que saiba bater o pé ao poder central e que lhes faça ver que não consideramos os eventuais aeroportos poços de petróleo e que isso não disfarça os défices crónicos do concelho em equipamento e efectivo policial, em equipamento e efectivos da área da saúde, em equipamento e efectivos da área da educação.

Nos meses mais imediatos, muitos de vós, vão ser chamados a participar. Não teremos certamente nas listas os mais ricos e os mais poderosos do Concelho. Mas com a ajuda de todos vamos conseguir formar listas a todas as Assembleias de Freguesia e para a Câmara e Assembleia Municipal com alguns dos melhores cidadãos deste Concelho.

Em Outubro, quando os Munícipes forem chamados a votar, com a vossa ajuda muitos e muitos mais cidadãos deste município vão perceber que somos a única alternativa que não se move por interesses e que somos de facto a ALTERNATIVA QUE O NOSSO CONCELHO PRECISA.

Deixem-me confessar-vos. Com um desafio como este, em termos de afirmação de cidadania, só podia aceita o convite e dizer “cá estou! Vamos a isto!”.

Vamos contribuir para dar um melhor rumo ao nosso Concelho.




(Carlos Areal)

terça-feira, março 22, 2005

José Manuel Catarino é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Alenquer

O actual vereador da CDU na Câmara de Alenquer, José Manuel Catarino, é mais uma vez, a aposta da coligação PCP/PEV para vencer as eleições autárquicas 2005 e acabar com o poder absoluto do partido socialista em Alenquer.
Image hosted by Photobucket.com
José Manuel Catarino

Carlos Areal, actual membro da Assembleia municipal de Alenquer e da Assembleia de Freguesia do Carregado é o cabeça de lista escolhido pela CDU à Assembleia Municipal.

Ambos os candidatos foram apresentados no sábado passado, num jantar que serviu também para festejar o 84º aniversário do Partido Comunista Português, no Forum Romeira em Alenquer, que contou com a presença de Octávio Augusto, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.


Quem é José Manuel Catarino?

Casado
Nascido em 1-1-47
Idade: 58 anos
Natural de Marés, Freguesia de Abrigada, Concelho de Alenquer

- Membro do Partido Comunista Português desde 1975
- Membro da Comissão Concelhia de Alenquer do PCP e do seu executivo
- Membro da Comissão de trabalho autárquico do concelho de Alenquer
- Operário Fabril (Fundidor- Moldador)
- Trabalha na Sociedade Portuguesa do Acumulador TUDOR, desde Fevereiro de 1965 (40 anos) em Castanheira do Ribatejo

OUTROS DADOS:
- Vereador na Câmara Municipal de Alenquer entre 1982 e 84
- Vereador em funções desde 1997.
- Presidente da Associação de Caçadores da Freguesia de Abrigada desde 2001
- Membro da Comissão de Trabalhadores da TUDOR, e seu coordenador desde 1975
- Delegado Sindical do Sindicato das Industrias Eléctricas do Sul e Ilhas

RAZÕES DE UMA CANDIDATURA
(discurso de José Manuel Catarino, na sua apresentação como candidato à Câmara)

O reconhecimento público do trabalho realizado pela CDU no mandato que agora termina é o factor determinante.

Muitas são as pessoas ou entidades, onde se inclui a comunicação social, que reconhecem o trabalho realizado pelo CDU na Câmara Municipal de Alenquer, deixando mesmo uma interrogação, “o que seria o executivo camarário sem vereadores da CDU?”

Este trabalho reconhecido não é apenas do Vereador Catarino. É um trabalho de equipa onde se inclui a coordenadora da CDU e os membros da Assembleia Municipal. Trabalhamos sempre como uma equipa e não de costas voltadas. O mesmo não tem acontecido com as outras forças politicas representadas na Câmara Municipal.

O PS está numa luta interna para ver quem vai suceder ao desgastado Álvaro Pedro. Uma novela sem fim à vista!

O PSD, em 1997 elegeu um vereador que logo após a eleição se passou para o PS. Quando acabou o mandato foi para assessor do presidente do Álvaro Pedro.

Em 2001 o PSD elegeu 2 vereadores que têm estado em permanente conflito com a concelhia do seu próprio partido. Como é de conhecimento público, este conflito foi e é tão grave que, como tudo indica, nenhum deles vai ser o próximo cabeça de lista pelo PSD à Câmara de Alenquer.

Com este comportamento não são alternativa a nada e a ninguém!

A única força política coerente, credível, e com uma equipa capaz de trabalhar em prol do nosso concelho é a CDU!

Somos a única alternativa credível à política desastrosa do PS na Câmara de Alenquer.

Nos últimos 4 anos o vereador da CDU levantou nas reuniões de câmara mais de 300 assuntos que careciam de resolução. Muitos deles foram resolvidos graças à intervenção do vereador da CDU.

Mas há assuntos que devido há sua importância nunca podemos deixar de salientar:

- A privatização da água e saneamento com os aumentos vergonhosos (aprovado pela santa aliança PS-PSD).

- O aeroporto e a sua indefinição.

- O Plano Director Municipal (PDM) e o seu atraso.

- A Recuperação da Chemina, para a qual a CDU tem o seu projecto próprio para esse espaço.

- Na intervenção no Rio de Alenquer, vamos acompanhar os trabalhos.

- No ambiente, lutar pela qualidade das águas dos rios e contra as lixeiras que existem em todo o concelho.

- Na acumulação do salário de Presidente ou Vereador com a reforma, que é, para nós, de legalidade duvidosa, mas é de certeza moralmente incorrecta.

- O subsídio de refeição que era recebido pelo presidente e vereadores a tempo inteiro, mesmo quando estavam de férias, que já foi reconhecido como ilegal. Temos de perguntar se o dinheiro já foi devolvido ao erário público, com que juros, e com quantos anos de retroactivos?

Porque temos provas dadas; porque somos coerentes; porque temos um programa e uma equipa; porque queremos melhorar a vida da população do nosso concelho, volto a aceitar o desafio de encabeçar a lista à Câmara Municipal de Alenquer pelo CDU.

Viva Alenquer!
Viva a CDU!


Alenquer 19 de Março de 2005

José Manuel Fazendeiro Catarino

Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Alenquer

sexta-feira, março 18, 2005

Apresentação de candidatos

Image hosted by Photobucket.com


Grande jantar amanhã, pelas 20 horas, no fórum Romeira, em Alenquer para:

- Apresentação dos cabeças de lista da CDU para a Câmara Municipal de Alenquer e Assembleia Municipal

- Comemorar o 84º aniversário do Partido Comunista Português
Image hosted by Photobucket.com

quinta-feira, março 10, 2005

Assuntos levantados pelo vereador na reunião de Câmara de 9 de Março

PARQUE DE ESTACIONAMENTO PARA PESADOS NO CARREGADO
- O Vereador da CDU voltou a perguntar ao executivo socialista porque razão não tinha sido distribuído aos membros da Assembleia Municipal o protocolo realizada entre a câmara e a proprietária dos terrenos. Lembrou ainda que no dia da Assembleia foi afirmado pelo presidente da câmara que o protocolo tinha sido aprovado em reunião de câmara de 19 de Agosto, quando nesse dia não houve qualquer reunião de câmara.

PROTECÇÃO NAS PAREDES
- Voltou a recordar que a protecção que é necessária numa casa que caiu há anos na Rua das Fontes (Paredes) ainda não tinha sido colocada.

RISCOS DA CONDUTA DE GÁS NATURAL QUE ATRAVESSA O CONCELHO DE ALENQUER
- José Manuel Catarino lembrou mais uma vez que não existe nenhum plano de protecção civil em caso de acidente na conduta de gás, assim como dos seus centros de distribuição.
É de extrema importância que a população que está perto da conduta e dos centros de distribuição saibam o que fazer em caso de acidente. Actualmente ninguém sabe o que fazer.

VALA SUJA NO CARREGADO
- A vala que atravessa a estrada que vai do Carregado para os Cadafais, logo no seu início, está com águas paradas e em más condições. Deita um cheiro horrível. Deverá ser limpa para que a água não fique parada.

ÁGUA E SANEAMENTO
- O vereador Catarino, mais uma vez, veio lembrar que aquilo que tem vindo a dizer, sobre a entrega das águas e saneamento a uma empresa privada foi um grave erro.
Desde sempre que a CDU tem afirmado que os valores que iriam ser praticados eram incomportáveis para as famílias do nosso concelho e agora está-se a verificar que a CDU tinha, e tem razão.
-O facto de a CDU vir colocar constantemente em causa os valores que foram aprovados pela maioria PS-PSD (quer da água e saneamento, quer dos serviços prestados) tem levado a que os valores previstos no caderno de encargos não tenham vindo a ser aplicados na sua totalidade. A serem aplicados a situação seria ainda mais grave.
A CDU espera que esta medida de não aplicar a totalidade dos valores inicialmente previstos não se deva apenas ao facto de este ano ser ano de eleições autárquicas.




OUTROS ASSUNTOS DISCUTIDOS


RECUPERAÇÃO DA CHEMINA
-A maioria PS na câmara de Alenquer, com o apoio do PSD, tem como objectivo entregar todo o espaço da antiga fábrica da Chemina a uma empresa privada para ser construído um hotel de luxo, com o direito de superfície feito por 50 anos, não ficando o município com qualquer espaço público. Ou seja, perderia todos os direitos sobre aquela área.
A CDU tem outra posição e outros projectos para esse local tendo sempre em atenção que este espaço faz parte do património histórico do concelho de Alenquer e quando foi adquirido pela câmara tinha um objectivo muito concreto.
A CDU apresentou em reunião de câmara uma proposta para se resolver o problema da recuperação da Chemina que consiste em:

1.º - Ser criada uma parceria com uma empresa privada onde a câmara entraria com toda a estrutura e o espaço confinante, e com o dinheiro recebido pelo seguro aquando do terrível incêndio.

2.º- Depois das avaliações seriam definidas as percentagens que a câmara e o privado teriam nesta parceria.

3.º- Uma parte do espaço seria ocupada com o hotel e a outra parte ficaria da responsabilidade da autarquia. A parte que ficasse sob a alçada da câmara seria de acesso público e teria de conter, pelo menos, um salão de exposições e um auditório.

Desta forma, a câmara nunca perderia o direito ao espaço da Chemina e a população do nosso concelho teria sempre, por direito, o seu espaço.

Image hosted by Photobucket.com

O vereador da CDU
José Manuel fazendeiro Catarino

quarta-feira, março 02, 2005

Assuntos levantados pelo vereador da CDU na reunião de Câmara de 25 de Fevereiro

1.º- ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O vereador da CDU mostrou a sua satisfação com a forma como decorreu o acto eleitoral no nosso concelho e salientou a importância de a abstenção ter obtido níveis mais baixos relativamente a anteriores eleições.
Mostrou também a sua satisfação por os principais objectivos da CDU terem sido alcançados, ou seja, derrotar a direita e aumentar o número de votos e, consequentemente, o número de deputados na assembleia.

2.º -VACARIA EM OLHALVO (CASAIS DA LAGE)
Numa das últimas reuniões de câmara, um morador tinha levantado o problema de a vacaria (ilegal), o estar a prejudicar, já que a sua habitação era logo ao lado e o cheiro era nauseabundo e difícil de aguentar, provocando até problemas de saúde. Na altura, a câmara deu um prazo ao proprietário da vacaria para que retirasse os animais, mas o mesmo não foi cumprido.

3.º PEDIDO DE VISTORIA POR FALTA DE CONDIÇÕES DE HABITABILIDADE.
O vereador da CDU voltou a questionar o executivo socialista sobre a vistoria ao prédio n.º 23 da rua Serpa Pinto, pois já há meses que tinha sido solicitada e nunca mais tinha sido realizada.

4.º ROTUNDA EM FRENTE À ESCOLA BÁSICA DE ABRIGADA
O vereador da CDU lembrou que a realização daquela rotunda foi por sua proposta e, como tinha dito na altura, era uma obra muito importante para normalizar o trânsito.
Propôs que no centro da rotunda fosse colocado um símbolo ao estudante, pois ela será sempre conhecida como a rotunda da escola.

5.º REGA DE HORTA NO CARREGADO
Chamou a atenção para uma plantação de hortaliças, na estrada que vai do Carregado para os Cadafais, que estava a ser regada com chuveiros com água proveniente de uma vala imprópria para esse fim. É um atentado à saúde dos consumidores.


Outros assuntos discutidos:

Piscinas Municipais
Um grupo de utentes das piscinas e um professor esteve na reunião de câmara a levantar alguns problemas sobre o funcionamento das piscinas.O vereador da CDU já por várias vezes tinha apresentado, em reuniões de câmara, vários problemas existentes no funcionamento das piscinas. Vários utentes têm levantado o problema insistentemente.

O vereador da CDU
José Manuel Fazendeiro Catarino