CDU Alenquer

segunda-feira, outubro 11, 2004

A oposição nos executivos camarários

Nos últimos tempos tem vindo a ser posto em causa se os vereadores da oposição devem fazer parte dos executivos municipais, ou não. Há forças interessadas em retirar os vereadores da oposição, ficando apenas um partido a governar a Câmara.

É um erro grave para a democracia esta pretensão, pois está provado que o actual sistema tem funcionado e bem e, tem sido um exemplo, de como a democracia deve funcionar.

Os vereadores da oposição, sejam eles de que força política, têm sido uma mais valia nas Câmaras Municipais, e muitos dos problemas resolvidos têm tido a sua participação.

Tem sido esse o papel do Vereador da C.D.U. na Câmara Municipal de Alenquer que em todas as reuniões de Câmara apresenta as mais variadas questões e muitas delas têm sido resolvidas graças à sua intervenção que, a não estar no executivo camarário, certamente ficariam por resolver.

Não têm razão, os que evocam que a presença da oposição nas Câmaras é um entrave ao seu funcionamento. É sempre bom lembrar que mais de 90% das decisões camarárias são tomadas por unanimidade, e que os executivos que caíram, e teve que haver eleições antecipadas, foram por outras razões e não por a oposição fazer parte dos executivos camarários.

Não destruam o que está a trabalhar bem!

O Vereador da C.D.U.
José Manuel F. Catarino