CDU Alenquer

quarta-feira, setembro 05, 2007

CDU reprova aumento do IMI no Concelho de Alenquer

Numa atitude incompreensível e sem ter em conta a difícil situação económica que as famílias do concelho de Alenquer, e do país em geral, estão a atravessar, o PS e o PSD (Coligação Pela Nossa Terra), aprovaram na Reunião de Câmara do dia 3 de Setembro, o aumento da Tabela do Imposto, de 0,7% para 0,8%, o que significa um aumento real de 14,3% neste imposto municipal.

A CDU foi a única força política que votou contra este aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Em 2006, e através de uma proposta da CDU., este imposto foi reduzido de 0,8% para 0,7%, ou seja uma redução de cerca de 14%. E mesmo com esta baixa o valor recebido pela Câmara é superior a 2006. Em 2007, e contra todas as expectativas, PS e PSD voltaram a subir o imposto para a taxa máxima.

A população do concelho de Alenquer tem vindo, nos últimos anos, a ver reduzido o seu poder de compra. Por um lado devido ao facto dos aumentos salariais não acompanharem a inflação (os trabalhadores da Função Pública perderam mais de 10% do seu poder de compra nos últimos anos), por outro, o aumento constante das taxas de juro e o já anunciado agravamento das mesmas, contribuindo para um maior endividamento das famílias, surgindo agora outro aumento, o do IMI, em 14,3%.

Esta atitude do PS e PSD, é ainda mais incompreensível, no momento em que têm vindo a ser avaliados prédios urbanos, o que só por si implica aumentos, que, em vários casos são superiores a 500%.

A CDU reprova este aumento do IMI, pois a tendência geral dos Municípios tem sido a sua redução e nunca um aumento, como foi o que se verificou no concelho de Alenquer.



A Coordenadora da C.D.U. do Concelho de Alenquer