CDU Alenquer

terça-feira, maio 09, 2006

Levantamento confirma pior cenário

16 % da população inscrita não tem médico de família

Os dados não poderiam ser piores.
Além de péssimas condições, a rede local de cuidados de saúde primários não consegue garantir assistência médica, de clínica geral, vulgarmente denominadas como consultas de médico de família, para um universo de cerca de 6500 utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde. A esta soma de excluídos do sistema público contam-se também a inúmeras dificuldades de trabalho e consequentemente de resposta do sistema.

Destacam-se os problemas de recursos humanos, particularmente a falta de médicos de clínica geral, com os casos mais dramáticos a incidir no Carregado e Abrigada.

A maioria das instalações não foi construída para o efeito, tendo algumas das extensões de saúde, além de péssimas condições de conservação, características funcionais que impedem a mobilidade e a acessibilidade. Nalguns casos, como as instalações da Abrigada ou do Olhalvo, os acessos fazem-se por escadas íngremes e de inclinação superior aos regulamentados 9 graus.
Em regra, as instalações não dispõem de condições de comodidade, sendo superadas dificuldades com sobrecarga para os profissionais de saúde.

A problemática do envelhecimento é notória particularmente nas freguesias rurais, com as respectivas instalações de saúde a ficarem limitadas pela falta de investimento público na conservação dos imóveis utilizados.

Também se evidencia a flagrante falta de compromisso do Ministério da Saúde no cumprimento de investimentos pela construção de novas instalações no Olhalvo e Abrigada, em espaços e terreno respectivamente cedidos pela Câmara de Alenquer.

Mesmo onde já existem novas instalações, com o exemplo do Carregado, inacreditáveis problemas de obra comprometem a desejada resposta pública para uma população carenciada como esta.

Pela concretização de obras que há muito fazem falta às populações do concelho de Alenquer, o Pelouro da Saúde participou, a convite do Grupo Parlamentar do PCP, numa audição pública sobre os serviços públicos, denunciando o forte abandono a que a rede concelhia tem sido vetada.

Na passada semana também foi solicitada à direcção da Sub-Região de Saúde de Lisboa uma reunião para elaboração de um ponto de situação sobre estes imprescindíveis investimentos, tendo o Pelouro da Saúde manifestado disponibilidade para concertar medidas de resolução.
Anunciamos ainda que, num compromisso que este Pelouro estabeleceu com as populações, irão ser desencadeados debates públicos, em várias freguesias do concelho de Alenquer, com vista à concretização de um amplo movimento de utentes, com o apoio das Autarquias Locais, pela valorização geral das instalações que integram o Sistema Nacional de Saúde e pelo início das obras necessárias em Olhalvo e Abrigada, pela substituição do médico de clínica geral em Santana da Carnota e pela resolução das múltiplas deficiências da recente extensão de saúde no Carregado.

Noutra vertente deste sector, substituindo-se ao Poder Central, a Câmara Municipal de Alenquer apoiou a mudança de instalações para o funcionamento da delegação concelhia de saúde, através de edifício cedido para o efeito, com vista à superação de dificuldades de resposta deste serviço público.

Por fim, no âmbito deste levantamento geral, foi realizada uma análise exaustiva de processos que dependem da emissão de alvarás sanitários, tendo-se confirmado a existência de uma extensa lista de iniciativas económicas locais, num total de quarenta e seis processos, cuja esmagadora maioria tem data anterior ao ano 2000, alguns dos quais com mais de vinte anos de espera. Confirmados estes atrasos significativos, aguarda-se resposta pela parte do Centro de Saúde de Alenquer, com vista à resolução desta situação.

Para informação, estão previstas as seguintes sessões de esclarecimento:
- 8 de Maio, em Santana da Carnota, na Junta de Freguesia, às 21 horas;
- 12 de Maio, em Olhalvo, na Junta de Freguesia, às 21 horas;
- 13 de Maio, em Abrigada, na Junta de Freguesia, às 21 horas;
- 15 de Maio, em Aldeia Galega da Merceana, na Junta de Freguesia, às 21 horas.

Alenquer, 8 de Maio de 2006

Pelouro da Saúde, dirigido pelo vereador José Manuel Catarino (CDU)