CDU Alenquer

terça-feira, abril 18, 2006

Problemas na freguesia do Carregado

A comissão coordenadora da CDU de Alenquer tem estado, desde o início deste ano, a visitar uma freguesia do concelho de Alenquer, por mês, e a auscultar as populações. Nessas visitas integram-se elementos das Freguesias eleitos pela CDU bem como o vereador da Câmara eleito por esta força política e elementos da CDU na Assembleia Municipal.

A ideia é ver in loco os problemas reais de cada localidade do concelho para posteriormente o vereador José Manuel Catarino apresentar os casos em reunião de Câmara, bem como os outros elementos nos respectivos órgãos autárquicos.

Apresentamos agora o relatório da Freguesia do Carregado

No âmbito de competências próprias da Câmara Municipal importa reforçar a necessidade de intervenção nas questões das acessibilidades internas e externas da freguesia do Carregado, marcadamente débeis e limitativas, face ao volume de tráfego rodoviário entre os principais eixos desta vila.

Rotunda do Intermaché
Já por diversas vezes foram feitas várias propostas de correcção do perfil e traçado da rotunda que se localiza na envolvente nomeadamente ao estabelecimento comercial do Intermaché.
Em fase de actual de obra, também já são visíveis os conflitos de tráfego quer num, quer noutro sentidos de trânsito. Entre outros aspectos negativos desta rotunda, verifica-se, por exemplo, o elevado grau de curvatura da via face ao traçado do sentido Alenquer – Carregado.

Urbanização do Sarra
Aprovada com um número significativo de fogos, o desenho urbano desta urbanização previu acessos deficitários e labirínticos inclusive, agravando a já problemática acessibilidade da zona consolidada.
Portanto, assume-se como proposta inevitável, a elaboração de um plano de pormenor, com vista ao ordenamento da zona construída, contemplando, entre outros aspectos, um novo arruamento a ligar à rotunda do Intermaché.


Variante Manuel da Graça
Entendida como via estruturante da acessibilidade externa da vila do Carregado, depois de concluída a obra, decorrem problemas que se prendem com a opção, em termos de projecto e obra:

a) Em toda a extensão da variante não foi construído o passeio, impedindo a mobilidade pedonal
b) O desenho do entroncamento junto à Casa da Moeda – antigas instalações da Knorr foi mal concebido, dificultando o desvio de trânsito para Norte, particularmente de pesados, face à “meia-lua” que serve de separador.

Via externa ao Carregado
A servir de alternativa à EN1/IC2 e Nacional 3 inclusive, a estrada que serve de ligação entre as instalações da Casa da Moedas e o espaço comercial Campera encontra-se em franco mau estado de conservação, os caneiros de drenagem de pluviais não estão sinalizados, com a estrada não estar minimamente sinalizada horizontalmente, causando perigos vários para todos aqueles que se socorrem desta via, inclusive peões.

Lugar da Torre
Como lugar desta vila, com significativa densificação urbana e marcado pelo atravessamento de tráfego pesado, identificam-se vários pontos críticos para a segurança das populações, com prejuízos para a qualidade de vida dos residentes, bem como de todos aqueles que se socorrem das suas infra-estruturas, no âmbito da localização das actividades económicas:

a) Muito mau estado de conservação do piso térreo do parque de estacionamento junto à empresa de transitários Luís Simões, assim como toda a envolvente a esta empresa;
b) Zona de perigo por via da degradação do lavadouro público e da zona envolvente, com vários problemas do sistema de drenagem de águas pluviais e existência, inclusive, de vários fios eléctricos em estado de franco abandono;
c) Paradigmático deste estado de abandono, as valetas estão mais altas que a cota do próprio arruamento, obrigando a água a acumular-se ao longo da própria estrada, destacando a situação crítica que se localiza em frente do Clube da Torre, com a água a escorrer directamente para o troço da via.

Rotunda da Barrada
Apesar de ser do conhecimento público e dos alertas efectuados, em tempo oportuno, o traçado da rotunda da Barrada foi mal concebido, com a agravante de as marcações/sinalização permanecerem substancialmente confusas, prejudicando a acessibilidade, colocando em risco a própria segurança rodoviária.

Parque de estacionamento de pesados e acessos
Como via interna, esta estrada, além de se encontrar em péssimo estado de conservação, tem sido prejudicado em matéria de acessibilidade perante o trânsito predominante de pesados nesta via, incomodando os residentes pelos ruídos e poeiras causados.

Largo da Extensão do Centro de Saúde (traseiras)
Localizado na proximidade de zona recentemente requalificada, o largo que envolve a extensão do Centro de Saúde de Alenquer, no Carregado, carece de uma intervenção de qualificação urbana, tornando-a essencialmente acessível ao peão, como zona de lazer.


Largo junto à Praceta Corte Real
Este sítio evidencia um claro abandono, encontrando-se em elevado estado de degradação, com a água a escorrer para a via pública face à inexistência de sistema de drenagem de pluviais.

sexta-feira, abril 07, 2006

"Avante" lembra Joaquim Casimiro

(...) Foi «um homem bom, fraterno e um lutador incansável, que só a morte vergou», destaca, em nota dirigida aos órgãos de comunicação social, o Secretariado do Comité Central do PCP. (...)

Ler notícia na integra

quarta-feira, abril 05, 2006

O Adeus ao Casimiro

Agricultura: Memória de Joaquim Casimiro acompanhará lutas da CNA

Alenquer, 05 Abr (Lusa) - A memória do dirigente histórico e fundador da Confederação Nacional da Agricultura Joaquim Casimiro, que foi hoje a enterrar no cemitério de Charnais (Alenquer), acompanhará as lutas da CNA, afirmou hoje um dirigente da organização.

João Vieira, da direcção nacional da CNA, disse no funeral de Joaquim Casimiro que a sua memória irá "continuar para sempre em todos os combates da CNA para que haja mais justiça e dignidade nos campos".

Em declarações à agência Lusa, o responsável salientou que aquele fundador da confederação, em 1978, foi "um grande lutador que durante grande parte da sua vida deu um forte contributo para a defesa dos interesses dos agricultores e da agricultura".

O funeral de Joaquim Casimiro juntou cerca de duas centenas de pessoas entre as quais figuras como o ex- ministro da Agricultura e actual assessor do Presidente da República, Sevinate Pinto, o actual secretário de Estado Luís Vieira, o ex-secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, e dirigentes da CNA e CONFAGRI.

O corpo do dirigente associativo saiu da Casa Mortuária das Águas para o cemitério de Charnais coberto pelas bandeiras da CNA e do PCP, partido de que era militante.

Coube a Agostinho Lopes, membro do secretariado e da comissão política do PCP, homenagear "em nome da direcção do PCP o militante Joaquim Casimiro enquanto impulsionador e construtor do principal movimento do campesinato português".

Joaquim Casimiro tinha 59 anos e morreu segunda- feira à noite, vítima de doença prolongada.
Além de fundador da CNA era o representante actual da estrutura no Conselho Económico e Social (CES).

Ainda segundo a CNA, "foi um abnegado construtor do movimento associativo da lavoura e um firme defensor da agricultura familiar portuguesa logo após o 25 de Abril de 1974".

Em 2003, por ocasião dos 25 anos desta organização e do IV congresso da Confederação, Joaquim Casimiro foi agraciado pela Presidência da República com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola.

IN: www.lusa.pt

terça-feira, abril 04, 2006

Faleceu Joaquim Casimiro, dirigente histórico e fundador da CNA e militante do PCP




O militante do PCP e dirigente histórico e fundador da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) Joaquim Casimiro, de 59 anos, morreu ontem à noite, vítima de doença prolongada.

Prestes a completar 60 anos, Joaquim Casimiro foi um dos fundadores da CNA, em 1978, sendo o representante actual da estrutura no Conselho Económico e Social (CES).

Foi um abnegado construtor do movimento associativo da lavoura e um firme defensor da agricultura familiar portuguesa logo após o 25 de Abril de 1974.

Em 2003, por ocasião dos 25 anos da CNA e do IV congresso da Confederação, Joaquim Casimiro foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola.

Enquanto membro da direcção nacional da CNA, Joaquim Casimiro permaneceu no seu posto até aos últimos dias da sua vida.

A comissão politica concelhia do PCP de Alenquer expressa à familia enlutada os mais sentidos pêsames.