CDU Alenquer

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Declaração na noite das eleições legislativas 2005

A CDU sublinha a importância e o significado da derrota dos partidos da direita nestas eleições.
Inscrito desde a primeira hora como objectivo primeiro da CDU, a sua concretização confirma a justeza da luta contra a política dos últimos governos e da exigência da convocação de eleições antecipadas como primeiro passo para pôr termo à obra de destruição dos Governos do PSD e CDS/PP.

Este facto e sobretudo a sua expressão — um dos resultados mais baixos de sempre do PSD, uma quebra de votação do CDS/PP e uma perda de cerca de 12 pontos percentuais dos dois partidos no seu conjunto — confirmam o profundo descontentamento e erosão de apoio social que a política dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes nos últimos três anos geraram em largos sectores da população portuguesa.

Independentemente das soluções e opções políticas que a vida política nacional reserve na sequência destas eleições a CDU saúda todos os trabalhadores e trabalhadoras, todos os portugueses e portuguesas que com a sua luta contribuíram para combater a política desastrosa e injusta do PSD e do CDS e criaram as condições para o isolamento, enfraquecimento e derrota dos governos da direita.

O resultado obtido pela CDU — traduzido numa evolução positiva do número de votos e da sua expressão eleitoral — não pode deixar de ser registado como um importante elemento a valorizar. É de sublinhar o facto da CDU ter passado a ser a terceira força política e ter visto a sua representação parlamentar reforçada com mais um deputado em Lisboa, um segundo deputado pelo Porto e a eleição de um deputado por Braga.

Invertendo a tendência de quebra eleitoral registada nas últimas eleições, contrariando assim a ideia de um declínio irreversível que alguns então precipitadamente pressagiaram, o resultado da CDU, seguramente aquém daquele que asseguraria uma mais sólida contribuição para uma mudança a sério na vida política nacional, constitui por si um elemento reforçado de afirmação do seu papel e intervenção futuras.

A todos e a cada um dos portugueses e portuguesas que confiaram o seu voto à CDU queremos assegurar que agora, como no passado , saberemos honrar e respeitar os nossos compromissos e garantir uma intervenção na Assembleia da Republica e fora dela em defesa dos seus interesses, direitos e aspirações.

A mais que certa maioria absoluta obtida pelo PS, resultante sobretudo da capitalização do vasto descontentamento com os governos do PSD e beneficiando da dinâmica induzida pela falsa ideia dos candidatos a primeiro-ministro, constitui um elemento menos positivo e menos tranquilizador quanto à concretização da necessária mudança que a situação do país exigia.

Sendo certo que muitos milhares de eleitores optaram por dar o seu voto ao PS não tanto com a convicção de que isso corresponderia à decisão mais segura para uma mudança a sério, mas sim pela vontade de afastar o PSD e o CDS/PP do governo, o resultado final obtido, como insistentemente a CDU sublinhou, está longe de garantir a viragem política a que muitos aspiravam.

Sendo necessário esperar pelo programa do governo e pelas soluções de governo que o PS venha a apresentar, o facto de se encontrar de mãos livres e sem necessidade da procura de convergências e acordos à sua esquerda é em si um sinal inquietante quanto às opções e orientações essenciais que possa vir a adoptar.

A CDU saúda os milhares de activistas e militantes do PCP do PEV da ID e independentes que com a sua generosa dedicação, com a sua intervenção insubstituível contribuíram para levar a todo o país uma palavra de confiança na possibilidade de um novo rumo para a vida política nacional.

A campanha de esclarecimento e de mobilização de vontades que semana após semana a CDU desenvolveu constitui já, para além dos resultados obtidos, um inestimável ganho para a afirmação de uma força identificada com os interesses dos trabalhadores e da população, sentindo e vivendo as suas preocupações, partilhando os seus sonhos a uma vida melhor e digna.
Na vida que continua para além deste 20 de Fevereiro os resultados obtidos pela CDU, e sobretudo a corrente de apoio às nossas propostas e intervenção, são um sólido elemento de confiança e de ânimo para o trabalho e para a luta pela conquista de uma nova política, pela defesa dos interesses dos trabalhadores e por um Portugal mais justo e soberano.

Jerónimo de Sousa

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Agradecimento e declaração final no debate



Agradeço a todos os que se preocuparam com a situação de saúde (rouquidão) que me impediu de participar em condições normais no debate de ontem na RTP. Espero que, ao longo do dia de hoje, consiga recuperar gradualmente a voz e , talvez amanhã já possa assumir plenamente as intervenções orais que estão previstas.

Na impossibilidade óbvia de reproduzir aqui as principais intervenções que gostaria de ter podido fazer no debate de ontem, aqui deixo por escrito o que, com adaptações de intervenção oral, teria sido ontem a minha declaração no encerramento do debate :

«O meu primeiro apelo a todas e a todos os que me escutam é para que compreendam que é inteiramente justo que as eleições devam servir para fazer justiça.

Votando CDU e dando mais força à CDU, os portugueses estarão a fazer justiça aos que, como nós, mais firmemente combateram os desastrosos governos do PSD e do CDS.

Votando CDU e dando mais votos e deputados à CDU, os portugueses estarão a fazer justiça aos que, como nós, defendem uma mudança a sério nas políticas seguidas nos últimos anos e não apenas pequenos retoques que deixariam intactas as causas dos problemas de fundo do nosso país.

É praticamente certo que a direita vai ser derrotada no dia 20. Todos os votos na CDU contribuem, utilmente e em todo o país, para esse resultado essencial.

Não se esqueça: domingo, do que se trata é de eleger 230 deputados. Isso quer dizer que mais deputados para a CDU significarão sobretudo que as nossas propostas construtivas, a nossa seriedade, o nosso sentido das responsabilidades e a nossa incomparável solidariedade com os que sofrem pesar e contar em mais para uma nova política, uma política que não se envergonhe antes tenha orgulho em se reclamar dos valores, convicções e ideais de esquerda.

A todos e todas que aspiram a uma vida melhor aqui quero deixar uma palavra de confiança e de esperança.

Domingo está nas vossas mãos, conquistar a mudança a sério de que Portugal precisa com o voto na CDU».

In: Blog de Jerónimo de Sousa

Afonia de Jerónimo não quebra "confiança nem esperança" comunista

Lisboa, 15 Fev (Lusa) - Jerónimo de Sousa teve de abandonar hoje o debate a cinco na RTP por motivos de saúde, mas o PCP acredita que "a esperança e a confiança" não se acabaram, tal como a voz do seu secretário-geral.
Afónico, Jerónimo de Sousa, abandonou antes do fim do debate os estúdios da RTP no Lumiar, cabendo ao membro do comité central do PCP Jorge Cordeiro lamentar que o partido não tenha podido "deixar as suas propostas e convicções".
"Não perdemos nem a esperança nem a confiança com a voz" de Jerónimo de Sousa, disse o dirigente comunista aos jornalistas antes da saída da comitiva do PCP.
Jorge Cordeiro frisou que nos dias de campanha que ainda restam, será com "a voz possível" de militantes e activistas que o PCP procurará "marcar as suas propostas e alargar a corrente de opinião, simpatia e apoio", que se traduza numa "forte votação na CDU".

Notícia Agência Lusa

domingo, fevereiro 13, 2005

Carta de Jerónimo de Sousa



À beira da votação de domingo, quero dirigir-lhe um último apelo.O apelo para que compreenda que, estando garantida a derrota da direita, o que mais importa não é trocar o certo pelo incerto mas sim votar por convicções, compromissos e propostas para uma mudança a sério.O apelo para que compreenda que, domingo, pode votar CDU com toda a tranquilidade. E assim estará a dar mais força à seriedade na vida política, a dar mais força aos que sempre combateram uma política errada e injusta, a dar mais força aos que honrarão o compromisso assumido de lutar por novas políticas e novas soluções.
Domingo, mais votos e mais deputados para a CDU – esta é a grande escolha para que da votação saia uma forte exigência de respeito pelos direitos e aspirações de quem trabalha, de efectiva justiça social, de desenvolvimento ao serviço de todos, de mais e melhor democracia.Contamos consigo para a mudança a sério de que Portugal precisa.

sábado, fevereiro 12, 2005

Arruada na Margem Sul faz Jerónimo confiar na subida da CDU

Baixa da Banheira, Setúbal, 12 Fev (Lusa) - Centenas de pessoas acolheram esta manhã na Baixa da Banheira, o secretário-geral do PCP numa arruada que deu a confiança a Jerónimo de Sousa para assegurar que a votação da CDU "vai crescer" em 20 de Fevereiro.

Apesar de não tão concorrida com noutras ocasiões, a arruada da Baixa da Banheira serviu para confirmar até que ponto Jerónimo de Sousa é popular por aquelas bandas.

Muitos beijos, muitos abraços apertados, algumas crianças levantadas ao colo e um secretário-geral do PCP a ser tratado, em quase todos os cumprimentos, pela palavra "camarada". Antes, no Barreiro, acontecera o mesmo.

Estava entre a sua gente e isso reflectia-se no sorriso largo e na desenvoltura com que se dirigia ao encontro dos que o aguardavam ou, simplesmente, com ele se cruzavam.

De vez em quando, críticas de populares a Bagão Félix e ao projecto de aumento da idade das reformas - com Jerónimo a avisar de imediato: "O PS tem uma proposta igual" -, mas também, apoiantes embevecidas que, disputando dois beijos do líder comunista, lhe diziam: "Todos os dias abro a televisão com prazer para o ver".

No final, e antes de sair da Baixa da Banheira com o "coração carregado de esperança", um apelo veemente ao voto na CDU e um alerta: "Se o PS ficasse de mãos livres, com a tal maioria absoluta que preconiza, no fundo era para fazer mais do mesmo".

Aos jornalistas, reconheceu, no entanto que, "em alturas de maior agitação social foi quando a CDU perdeu influência" naquela zona, pois "a destruição, o arrasamento que se fez do aparelho produtivo" são "factores que levam muitas vezes, até, à abstenção, ao desencanto".

Na ocasião, e na sequência de uma entrevista hoje publicada no Jornal de Notícias, em que não fecha a porta a uma possível viabilização de um orçamento rectificativo do PS, Jerónimo de Sousa esclareceu que isso só poderá ser encarado objectivamente "perante os conteúdos concretos" desse orçamento.

Ao mesmo tempo, considerou ser "sensata" e uma "novidade" a afirmação de José Sócrates ao "Expresso", segundo a qual, em caso de vitória nas legislativas, o PS governará mesmo sem maioria absoluta.

"Pressupõe que no quadro da Assembleia da República sejam possíveis aproximações e acordos. Mas, uma coisa a que o eng. Sócrates não respondeu é se está disposto para Governar com alianças permanentes com a direita parlamentar, ou se quer fazer uma mudança política, com uma viragem à esquerda", ressalvou Jerónimo de Sousa.

O momento foi, também, de críticas ao Bloco de Esquerda, acusado de nesta campanha já ter actuado de forma "pouco ética", ao tentar "apoderar-se de algumas causas e alguns grande projectos" do PCP.

Porém, isto não será "razão para que não haja entendimentos pontuais e convergência em matérias que interessem ao nosso povo", disse o líder comunista, aconselhando Francisco Louçã - que sexta-feira pediu votos que levem o Bloco a ser a terceira força política -a que "não se precipite e deixe que seja o povo português primeiro a fazer as contas".

JLG.

In: www.lusa.pt

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Eleições:Jerónimo de Sousa "sensibilizado" com elogios de "figuras insuspeitas"

O secretário- geral do PCP, Jerónimo de Sousa, manifestou-se hoje sensibilizado pelo "reconhecimento", por parte de "figuras insuspeitas", do estilo da campanha da CDU, "pela positiva" e "sem manobras de diversão".

Em jeito de balanço da primeira semana de campanha eleitoral às legislativas de 20 de Fevereiro, Jerónimo de Sousa congratulou-se, em declarações à Agência Lusa, com o "ritmo" da CDU e também com "reconhecimento" por parte de alguns comentadores políticos.

"Há-de reparar que são figuras insuspeitas. Muitos desse comentadores e analistas não tiveram nenhum problema em criticar o meu partido, mesmo em relação à solução encontrada de secretário-geral, com dúvidas e alguns clichés" sobre o PCP, afirmou.

"Hoje, verificar um reconhecimento do estilo da nossa campanha, isso naturalmente sensibiliza-nos, porque é isso que temos de facto andado a fazer", sublinhou.

"Mais do que a má-língua, do que o `fait-divers', as manobras de diversão, temos procurado fazer uma campanha séria, uma campanha pela positiva, com uma grande confiança e com um sentido de esperança".

Na edição de hoje do Diário de Notícias, Luís Delgado elogiou a "empatia excepcional" de Jerónimo de Sousa e afirmou que a campanha da CDU "é talvez a mais serena destas eleições, o que pode dar frutos".

Na terça-feira, Miguel Sousa Tavares afirmou na TVI que a campanha da CDU destaca-se das outras por apostar na divulgação das ideias e propostas.

SF/JLG.

Notícia de hoje da Agência Lusa

terça-feira, fevereiro 08, 2005


Boletim de Voto

Esta é uma réplica do boletim de voto que irá encontrar no dia 20 de Fevereiro quando se deslocar a uma mesa de voto.
A sua 'cruzinha' pode ser o símbolo da mudança!


sábado, fevereiro 05, 2005

CDU apresentou uma queixa na CNE

A CDU apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre Tratamento jornalístico discriminatório, nomeadamente com uma participação contra a RTP por promoção de um debate, a transmitir na RTP-I e RTP, unicamente com os candidatos do PPD/PSD e PS pelos círculos da Emigração. A CNE fez uma apreciação da queixa e deliberou a favor da CDU apresentando o seguinte resultado:

« A confirmarem-se os factos relatados na queixa da CDU, a Comissão Nacional de Eleições considera lamentável que a RTP (serviço público com acrescido dever de neutralidade) se proponha transmitir para o universo emigrante (e em pleno período de votação dos nossos nacionais) um debate sobre problemas eleitorais apenas com representantes do PS e do PPD/PSD, candidatos pela Emigração.Esta posição contraria frontalmente o referido dever de neutralidade e é objecto de censura por parte desta Comissão.Estará, todavia, ainda a tempo de ser reparada a omissão, se a RTP ouvir a veemente recomendação que ora se faz no sentido de ser dada a adequada abertura aos restantes partidos concorrentes.».

A RTP, em comunicado, fez saber que «foi anulado o debate previsto e optaram por realizar entrevistas com representantes dos nove concorrentes aos círculos da Emigração, num espaço logo a seguir à transmissão do Telejornal, na RTP Internacional.»

A não perder

5 DE FEVEREIRO, SÁBADO (hoje) ÀS 21h NA RTP1

Entrevista de Judite de Sousa a Jerónimo de Sousa, na rubrica Grande Entrevista.

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Candidatos dos concelhos Norte e Oeste do distrito de Lisboa


Nós apoiamos!


Nós apoiamos!